segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Texto produzido, coletivamente, pelo 9º ano B – 2013

Buscando a Vitória


(Foco narrativo: 1ª pessoa/Tempo : Há alguns anos/Espaço : Hospital)

   Foi um dia muito lindo. Fazia um silêncio incrível naquele lugar. Será que um hospital pode ser assim? Pode ser inesquecível? Eu estava me sentindo feliz, muito feliz. Chegou a minha hora! Fiquei imaginando que ser uma bailarina seria fantástico! Meus movimentos me surpreendem, mesmo aqui onde me encontro. Será que foi uma vitória em minha vida?
   Dentro do ventre, eu conseguia fazer vários movimentos, mas percebi que minha mãe sentia muitas dores, pois eu precisava me libertar. Precisava dançar! Lembro-me do frio, das luzes, das cores! A dor no peito quando me expressei aos gritos... O melhor foi quando me puseram nos braços de minha mãe! O olhar dela me acalmou! Acompanhei seus passos pelos palcos até que sua barriga não mais a permitiu dançar! Ela sempre foi a minha razão de nascer. Naquele momento era a hora do nosso show! E, juntas recebemos os aplausos.
   Porém, havia algo de errado! Não sentia minhas pernas! Socorro! Preciso delas! Por que não as sinto? Deve ser porque ainda não sabia andar, é claro! Vários anos se passaram e não me lembro o que aconteceu, logo depois do meu nascimento, mas o que importa é que estou aqui agora. Tanto tempo pelos ensaios de Ballet! Agora, posso realizar o meu sonho! Estou pronta!
   Hoje, nesta minha primeira apresentação, estou controlando minha emoção, meu nervosismo. Mas, há algo que me ajuda muito: minha mãe, com lágrimas nos olhos, na primeira fila. O orgulho estampado em seu olhar. Ela ainda está buscando a vitória... Na verdade, ela já me achou, quando me registrou com este nome maravilhoso! Vitória. 

4 comentários:

  1. O texto foi muito além de uma atividade aqui da escola. Este texto mexeu um pouco com o sentimento de todos aqui! No inicio, muitos imaginaram uma história triste, por ter começado em um hospital. Mas logo iniciou um nascimento muito lindo de uma menina maravilhosa ! Mesmo a mãe bailarina estando grávida, nunca deixou de fazer o que mais gostava e isso ajudou muito com o futuro da menina .
    Sobre a criação do texto, a maioria ajudou ali na hora como fazer e ir formando cada pedaço dessa história .Foi da hora !
    Att. Ewerlyn Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. A atividade serviu como meio de enriquecermos o nosso conhecimento e aprendizagem ,com ajuda da professora. Desenvolvemos varias atividades coletivas.Conhecemos um pouco mais sobre a poetisa Cora Coralina, com seu texto AS COCADAS e um pouco da sua vida.Muito legal.
    Att.Maria Gabriela

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou legal.Uma grande história sobre a vida.Ele tem motivação sobre realizar os próprios sonhos.Ficou Maravilhoso
    Att. Vinicius Alves

    ResponderExcluir
  4. Achei muito criativo , pois o texto envolveu nossas idéias. A maneira como as palavras se encaixaram e como ela terminou o texto , com o nome Vitória .
    Antes desenvolvemos as atividades na lousa digital . Para finalizar , alguns alunos comentaram aqui no blog . Foi bem interessante !
    Att. Isabela Pereira

    ResponderExcluir