terça-feira, 24 de setembro de 2013

Seminário Descentralizado

Atividade desenvolvida em sala de aula :

Texto produzido coletivamente pelo 9ºano D - 2013

Título: A Primavera Chegou
Foco Narrativo: 1ª pessoa
Espaço: Jardim
Tempo: Ano passado
Gênero: Conto

A Primavera Chegou

Lembro-me como se fosse ontem. No ano passado... A promessa da Primavera. O sol batendo em meu rosto, acompanhado da leve brisa. Cheiro de lavanda no ar. Observava a beleza do jardim quando olhei para o chão e lá estava: um mapa! Parecia um mapa de tesouro, só que diferente em alguns sentidos. Será que eu estava num filme? Era culpa dessa estação do ano, que sabe trazer em si, toda a magia de nossos pensamentos. Além das rosas, lá estava algo que me chamou a atenção totalmente! Até as árvores compartilhavam a minha surpresa.
Caminhei lentamente até o local, enfrentando meus medos. Constatei que era realidade. A busca ao tesouro havia iniciado... Parecia uma cápsula do tempo. Instruções claras para se achar um tesouro milenar. Meu amigo me ajudou muito nessa aventura. Tínhamos que descer as escadas, que levavam ao porão. Um lugar meio sombrio e abandonado por todos. Entramos. Liguei minha lanterna. Mesmo assim, o lugar parecia assustador. Havia uma entrada, um tipo de portal, para um lugar, que ninguém havia visto antes. Tentamos ficar calmos, pois a aventura estava apenas começando. Era uma cidade perdida, habitada por vários animais extintos. Parecia outros tempos. Nossos olhares se cruzaram. Observamos as atividades e atitudes de todos. Olhei para o mapa, tudo havia sumido. Também me senti perdida. Ainda bem que não estava sozinha. Percebemos que a harmonia reinava no lugar, como algo comum aos habitantes.
Era um lugar lindo, sem problemas de trânsito ou poluição. Todos os animais se davam muito bem uns com os outros. Águas cristalinas... O som era divino! Os cantares dos pássaros, o farfalhar das folhas e o passar das águas. Eu queria ficar por lá, mas não consegui. Pensei no que havia deixado para trás, além do jardim. Decidi voltar e passar novamente pelo portal, porém o meu amigo poderia ficar. Senti nele um olhar de despedida, afinal foi lá que ele encontrou outras panteras, como ele. Adeus, amigo!
Olhei para aquele mundo, pela última vez e subi as escadas, de volta para a minha realidade. Triste por ter me despedido de alguém tão caro para mim, comecei a meditar em tudo o que aconteceu... E o tesouro? Até me esqueci dele! Pensei de novo! Nesse momento, a primavera me acordou com o vento a tocar a minha pele! É claro! O tesouro era tudo aquilo! A Natureza na mais completa harmonia! Será que posso voltar a encontrar aquele lugar? E por quê não? Afinal, a primavera chegou... 

6 comentários:

  1. Este texto ficou muito interessante.A produção dele foi algo divino...Todos os alunos participaram da produção! Isso é algo raro...Pois nas escolas, hoje em dia, trabalhamos mais individualmente...Por isso, achei bem legal esta atividade coletiva(EM GRUPO)! Assim, desde os mais novos até os mais velhos, presentes na turma, tiveram a chance de colocar um pequeno pedaço de sua ideia neste texto, que foi feito com muito amor e carinho...Creio que meus colegas de classe adoraram! Porque, levando em consideração que alguns colaboraram mais que os outros, a professora Conceição acrescentou um pouco da ideia de cada um e juntou, criando algo único. Sem via de dúvidas, superou minhas expectativas. Parabéns para todos!
    Att - Micael Souza!

    ResponderExcluir
  2. Antes da produção deste texto, realizamos uma outra atividade...
    Foi conhecer a vida da nossa grande poetisa, Cora Coralina, estudando sua vida , seu passado. O texto foi "As Cocadas". Descobrimos que ela era vendedora de doces, em especial das cocadas... Após tudo isso, decidimos elaborar a seguinte atividade:
    Cada aluno deveria trazer um pouco de cocada. A atividade consistia em seguir a receita proposta...Foi bem interessante. Pena que poucos alunos colaboraram! Ficaria muito melhor se todos tivessem realizado o desafio proposto!
    Nós (9° ano D) adoramos as aulas, que foram bem diferentes. Gostaríamos que mais atividades assim pudessem ser realizadas. Seria melhor, claro!
    A professora Conceição deu mais vida a esta atividade, na lousa digital, acrescentando vídeos e imagens relacionados ao tema! Isso facilitou muito...E após 3 semanas de atividades "Diferentes", terminamos...
    Foi um ótimo trabalho em grupo. Creio que podemos aprender mais assim!
    Parabéns a todos os participantes!
    Att- 9° ano D

    ResponderExcluir
  3. Foi Zik4 do Bagulho, só os V1d4 L0k4 no trampo, a dona ajudou trabalhando na goma dela, foi mó responsa no bagulho! Foi chavoso brother ! foi MÓ TRETA,MAIS DEPOIS NÓIS ARRUMO OS BANG AI , AE DEU CERTO! foi foda manow,mais deu "SERTO" no final!A dona corrijiu nóis nos bagui...Ai saiu dahora! Fecho maan! (Linguagem alternativa)
    ATT- Bruno

    ResponderExcluir
  4. foi mó dahora meu e com isso todos aprendemos com a correção

    ResponderExcluir
  5. Bom ,eu achei muito interessante ,pois os alunos interagiram uns com os outros o que não acontece muito ,e o resultado final do texto ficou muito legal.
    ATT - Nicoli

    ResponderExcluir
  6. O texto foi uma historia q fez todos nós reunirem um pouco mais , mesmo com todas as nossas diferenças nos demos o nosso melhor. Mesmo algumas pessoas não terem feito muito mas creio q com isso nos tivemos uma ideia de q cada um tem capacidade de criar uma historia diferente, mas legal.

    ResponderExcluir