sábado, 16 de junho de 2012

Um dos projetos em desenvolvimento


PROJETO – Círculo do Livro

         Professora responsável: Conceição A. Giacomini Soares
                         E.E. Prof. Eliseo Marson – Hortolândia- SP





01 - INTRODUCÃO: Incentivar a leitura num sentido bem amplo, promovendo o hábito de ler, como um entretenimento, além de toda e qualquer consequência positiva e cultural na estrutura escolar do educando.


02 - JUSTIFICATIVA: Um bom leitor se faz com bons exemplos. Por isso, é importante que ele tenha prazer na leitura, além da consciência de se assegurar muitos conhecimentos. Todas as áreas desses conhecimentos serão atendidas com o hábito da leitura. Deve-se orientar uma atividade permanente e diária de duas horas completas de boa leitura, para que o hábito seja concretizado.



03 - OBJETIVO GERAL: Promover o interesse intenso pela leitura de muitos livros, tantos os nacionais, quanto os universais. Que os alunos consigam fazer vários comentários com as leituras dos livros. E assim, deixarem de lado as atitudes negativas e derrotistas, nas quais, às vezes, eles se entregam.




04 - CONTEÚDO: Consiste em se promover as trocas dos próprios livros. Os alunos serão orientados no desenvolvimento do projeto, pois cada um se responsabilizará em adquirir um livro de aventura, romance, drama, terror, etc. Desde que haja uma história completa, para se socializar com os colegas. Depois de lido o livro participante do Círculo do Livro, deve se promover o incentivo de algum colega na leitura do mesmo. E assim por diante, fazendo-o assim circular por todos os colegas da classe. É importante que se monitorize o livro para que ele não se perca por aí.



05 - PROCEDIMENTO METODOLÓGICO: Todos os livros devem ser anotados como participantes e depois devem circular nas mãos dos alunos interessados.



06 - CRONOGRAMA: Apresentação do projeto na Lousa Digital e emprestam-se alguns livros, como indicação de uma boa leitura e para se promover o exemplo. Nas aulas de Leitura e Língua Portuguesa, é necessário que se discuta o caminho pelo qual o livro tem passado.


07 - AVALIACÃO: Contínua e permanente, além de deixar como opção para se obter uma nota, a Ficha de Leitura Generalizada, pois através dela, consegue-se avaliar até que ponto o aluno tem lido ou não. Pode se considerar uma das notas do bimestre ou do semestre. A outra maneira de se avaliar é a transformação dos livros em peças teatrais para serem encenadas na escola. Enfim, uma “avaliação dinâmica, que utiliza em todos os aspectos (cognitivos, afetivos e psicomotores), diversos instrumentos e procedimentos para um melhor conhecimento e acompanhamento dos alunos”. Castro e Matos, 1997.


08- RECURSOS: A lousa digital para simples apresentação, promover a entrega  dos livros de indicação, com orientação de cuidado e valorização de todos. Espera-se que os alunos participantes consigam ler todos os livros dos colegas, somando assim, uma quantidade acima de 30 livros no ano.
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Alguns dos livros "circulando" nas mãos dos alunos participantes:







                        











































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