PROJETO – Círculo do Livro
Professora
responsável: Conceição A. Giacomini Soares
E.E. Prof. Eliseo Marson – Hortolândia-
SP
01 - INTRODUCÃO: Incentivar
a leitura num sentido bem amplo, promovendo o hábito de ler, como um
entretenimento, além de toda e qualquer consequência positiva e cultural na
estrutura escolar do educando.
02 - JUSTIFICATIVA: Um bom
leitor se faz com bons exemplos. Por isso, é importante que ele tenha prazer na
leitura, além da consciência de se assegurar muitos conhecimentos. Todas as
áreas desses conhecimentos serão atendidas com o hábito da leitura. Deve-se
orientar uma atividade permanente e diária de duas horas completas de boa
leitura, para que o hábito seja concretizado.
03 - OBJETIVO GERAL:
Promover o interesse intenso pela leitura de muitos livros, tantos os nacionais,
quanto os universais. Que os alunos consigam fazer vários comentários com as
leituras dos livros. E assim, deixarem de lado as atitudes negativas e
derrotistas, nas quais, às vezes, eles se entregam.
04 - CONTEÚDO: Consiste em
se promover as trocas dos próprios livros. Os alunos serão orientados no
desenvolvimento do projeto, pois cada um se responsabilizará em adquirir um
livro de aventura, romance, drama, terror, etc. Desde que haja uma história
completa, para se socializar com os colegas. Depois de lido o livro
participante do Círculo do Livro, deve se promover o incentivo de algum colega
na leitura do mesmo. E assim por diante, fazendo-o assim circular por todos os
colegas da classe. É importante que se monitorize o livro para que ele não se
perca por aí.
05 - PROCEDIMENTO
METODOLÓGICO: Todos os livros devem ser anotados como participantes e depois
devem circular nas mãos dos alunos interessados.
06 - CRONOGRAMA: Apresentação
do projeto na Lousa Digital e emprestam-se alguns livros, como indicação de uma
boa leitura e para se promover o exemplo. Nas aulas de Leitura e Língua
Portuguesa, é necessário que se discuta o caminho pelo qual o livro tem
passado.
07 - AVALIACÃO: Contínua e
permanente, além de deixar como opção para se obter uma nota, a Ficha de
Leitura Generalizada, pois através dela, consegue-se avaliar até que ponto o
aluno tem lido ou não. Pode se considerar uma das notas do bimestre ou do
semestre. A outra maneira de se avaliar é a transformação dos livros em peças
teatrais para serem encenadas na escola. Enfim, uma “avaliação dinâmica, que
utiliza em todos os aspectos (cognitivos, afetivos e psicomotores), diversos
instrumentos e procedimentos para um melhor conhecimento e acompanhamento dos
alunos”. Castro e Matos, 1997.
08- RECURSOS: A lousa
digital para simples apresentação, promover a entrega dos livros de indicação, com orientação de cuidado
e valorização de todos. Espera-se que os alunos participantes consigam ler
todos os livros dos colegas, somando assim, uma quantidade acima de 30 livros
no ano.
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Alguns dos livros "circulando" nas mãos dos alunos participantes:
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Alguns dos livros "circulando" nas mãos dos alunos participantes:
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